ABRABAT intensifica articulações para adesões ao Acordo Setorial de baterias
A Associação de Baterias Automotivas e Industriais (ABRABAT), em parceria com o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER), tem empreendido uma série de reuniões institucionais, em todo o País, para aprofundar o debate sobre adesão de estados, municípios e outras entidades ao Acordo Setorial de logística reversa de baterias de chumbo, de abrangência nacional, assinado junto ao Ministério do Meio Ambiente. O conjunto de diretrizes é um marco para a legislação ambiental e representa importante ferramenta de combate à informalidade.
Na última semana, a ABRABAT discutiu junto com o Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), do Rio de Janeiro, uma proposta de termo de compromisso para logística reversa. E com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), em uma articulação estratégica para atrair a entidade e as montadoras de automóveis com unidades fabris no Brasil à adesão ao termo de compromisso firmado com o Estado de São Paulo.
O Acordo Setorial de Logística Reversa prevê metas e responsabilidades para os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e recicladores de baterias e tem abrangência nacional. Já inicia com metas acima de 60% para todas regiões do Brasil. Por meio de metas progressivas, o Acordo promoverá o recolhimento e envio para reciclagem de mais de 16 milhões de baterias, fomentando a reciclagem de mais de 153.000 toneladas de chumbo anualmente.