ABRABAT no centro do debate global sobre avanços em práticas sustentáveis para a indústria de baterias
A Associação de Baterias Automotivas e Industriais (ABRABAT) participou nesta semana de um dos mais importantes encontros globais para o setor de reciclagem e aproveitamento de baterias. O Fall Meeting, promovido pela Association Of Battery Recyclers. A entidade representa os principais fabricantes e recicladores de acumuladores de energia de chumbo-ácido da América do Norte há mais de 40 anos. Seus membros são responsáveis por evitar que 1,7 milhão de toneladas de baterias sejam descartadas anualmente de forma ambientalmente incorreta.
O Fall Meeting, que aconteceu entre quarta-feira (09) e esta sexta-feira (11) debateu temas estratégicos para a evolução das ações e projetos de Sustentabilidade da indústria de baterias. O evento também foi fundamental para consolidar o relacionamento da ABRABAT com o Battery Council International (BCI). O diretor-executivo da ABRABAT, Tiago Andrade Lima, esteve com Kevin M. Moran, vice-presidente do BCI, juntamente com o diretor de Metais e Sustentabilidade do Grupo Moura, Arnolfo Menezes, e coordenador de Compras – Metais da Moura, Gustavo Santiago.
A ABRABAT também reforçou as relações institucionais com a International Lead Association (ILA), por meio de Andy Bush. Ao lado de Cris Willians, Bush foi um dos palestrantes do evento: apresentaram os mais recentes avanços em práticas de Segurança do Trabalho, visando reduzir impactos à saúde de profissionais das indústrias de baterias de chumbo ácido.
Entre os painéis do Fall Meeting, se destacou o que tratou das oportunidades de reaproveitamento de baterias para veículos elétricos, conduzido pelo assessor sênior da consultoria Avicenne Energy nos Estados Unidos, Michael Sanders. E a apresentação do Departamento de Energia dos Estados Unidos sobre as iniciativas governamentais para utilização de baterias na matriz energética do país.
Outro ponto alto foi para o painel apresentado pelo professor da Universidade de Michigan , Gregory E. Keoleian, sobre o novo panorama de princípios sustentáveis para gerenciamento de baterias.