Abrabat

Notícias

26agosto, 2020

Cadeia produtiva de baterias promove destinação correta de 275 mil toneladas de produtos no primeiro ano do Acordo Setorial


Este mês de agosto marca um ano da assinatura do Acordo Setorial para logística reversa de baterias, firmado entre a Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (Abrabat), o Ministério do Meio Ambiente, Associação Nacional dos Sincopeças do Brasil (Sincopeças-BR) e o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER). Nesse período, conquistas importantes foram alcançadas. Somente em 2019, 275 mil toneladas de baterias receberam destinação ambientalmente correta e comprovada. Isso fez com que a meta nacional estipulada no Acordo fosse alcançada.

Em três regiões brasileiras o desempenho de logística reversa superou o determinado pelo Acordo Setorial. O Centro-Oeste, com 102% das unidades colocadas no mercado recebendo destinação correta, superou em muito o objetivo de 65%, vem em primeiro. Os resultados seguem com o índice da região Sul, com 99% de destinação correta para baterias (diante da meta inicial de 75%) e o Nordeste, onde as empresas alcançaram 97% de logística reversa, quando o objetivo era 70%.

Os patamares alcançados no primeiro ano contribuem diretamente para que o Brasil seja um país mais sustentável. Os números também mostram que o setor tem se tornado referência em boas práticas, melhorias contínuas e atendimento da legislação ambiental vigente. As conquistas são ainda mais expressivas quando se destaca o rigor da fiscalização e que ele reflete também as melhorias aplicadas na plataforma do Iber, onde informações são protegidas, validadas e auditadas.